É comum que muitas pessoas tratem esses dois metais como se fossem a mesma coisa ou como se ambos tivessem a mesma utilidade para seja qual for a finalidade. Mas saber diferenciá-los pode ser decisivo na hora de implementá-los no seu projeto.

O ferro comercial (consumível)

O ferro em seu estado puro é uma substância que dificilmente é encontrada para consumo, ou seja, sua comercialização é de difícil acesso.

Ele é um minério extraído da natureza que passa por alguns processos até poder ser comercializado. Esse minério é composto de ferro e hematina, e é misturado com cal e carvão. Enfim, todos esses componentes são submetidos a altas temperaturas, eliminando todo o oxigênio do produto.

Desta forma, temos o ferro consumível, conhecido como ferro puro ou ferro-gusa. E é a partir deste resultado final que surge a base para a fabricação do aço.

O aço e suas aplicações

O aço é o metal mais utilizado na construção civil. Os tipos de aço geralmente são definidos pela quantidade de carbono que possuem, podendo esta ser: alta, média ou baixa. Quanto mais carbono, mais duro o aço é. Entretanto, é importante lembrar que isso não define sua qualidade, e sim sua funcionalidade.

Os tipos de aço e suas aplicações são muito diversos, pois leva-se em consideração não apenas o teor de carbono, mas também outras modificações. Como exemplo, temos o aço-liga, variação que diz respeito às ligas metálicas e outros tratamentos que o aço recebe com o objetivo de modificar, aí sim, sua qualidade. Desta forma, diferentes tipos de aço podem ser aplicados em ferramentas, estruturas, telhados, chapas, e por aí vai.

Escolha o melhor para o seu projeto

A escolha do melhor metal para o seu projeto pode ser decisiva. Na hora de fazê-la, conte conosco! A Aço Manaus tem orgulho de ser uma das únicas empresas de aço e ferro em Manaus com um vasto campo de opções e profissionais especializados para ajudar nossos clientes a fazer a melhor escolha para seus projetos. Entre em contato conosco e conheça nosso catálogo.